14.9.11


Adoro receitas. E adoro me aventurar na cozinha. Adoro estudar e interpretar o passo a passo das receitas, ver ingredientes e métodos de preparo. E também adoro simplesmente ir para cozinha e fazer como manda a intuição, como pede o gosto pessoal. Isso tudo significa que eu também adoro reinventar as receitas e adaptá-las de acordo com o que eu quero. Acho legal ver como o recheio de uma torta pode se transformar num molho incrementado para uma massa ou como um ensopadinho pode se transformar no recheio de uma torta. Como a combinação de ingredientes de um docinho pode se tranformar num sabor diferente para um bolinho básico... E assim vai. Acho que tudo isso liberta de amarras, deixando o processo todo muito mais prazeroso e também cheio de personalidade.
É o caso desse pavê, uma sobremesa simplesmente deliciosa. A receita original vem do doce livro As Doceiras, de Carla Pernambuco e Carolina Brandão. A receita do Docinho Indiano chamou minha atenção pelas frutas secas, tâmaras, nozes, damascos... Quis testar imediatamente. Mas não tenho tempo (e nem paciência! rsrs) de untar as mãos com manteiga, fazer bolinhas, colocar em papel laminado.... Então decidi usar essa receita como creme para um pavê. Pavê que, aliás, é uma das minhas sobremesas favoritas. Para mim, tem a lembrança da infância de ajudar minha mãe a umedecer os biscoitos no leite para formar o pavê. E assim foi. De Docinho Indiano para Pavê Indiano. O resultado é muito muito bom!!!

Faça assim:
Para o creme, numa panela junte 1 lata de leite condensado, 2 gemas,  2 colheres de sopa de manteiga, 1/4 de xícara de uva passa bem picadinha, 1/4 de xícara de tâmara  bem picadinha, 1/4 de xícara de nozes bem picadinhas e 1 pitada de sal.  Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até começar a desgrudar do fundo da panela.
Coloque metade do creme num prato, sobreponha uma camada de biscoitos tipo champagne umedecidos no leite e a seguir coloque o restante do creme. Faça um merengue com 2 claras batidas em ponto de  neve com 4 colheres de sopa de açúcar e distribua sobre o creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário