2.9.11

Duas pastas verdes

Para quem me conhece e/ou acompanha o blog, sabe que eu adoro pães de todos os jeitos, gostos e sabores e em todas as horas, ocasiões e refeições. Pode ser branco (que eu procuro evitar), integral, de aveia, de iogurte, de cenoura.... Pode ser no café da manhã, acompanhando um grelhado na janta, acompanhando um churrasco. Enfim, pra mim, pão é tudo de bom!!!
Então, pastinhas de todos os gostos para acompanhar todo esse pão é uma proposta interessante. E, pensando apenas no aproveitamento dos ingredientes,  na mesma semana acabei fazendo essas duas pastinhas verdinhas. Tom sur tom. A primeira, de ervilhas, acompanhou o churrasco de domingo juntamente com um pãozinho crocante. Já a segunda acompanhou o grelhado da janta de segunda, com um pãozinho saboroso, macio e quentinho diretamente saído de uma maravilha que inventaram: a máquina de fazer pães, aquela da Britannia. Com essa tecnologia em casa, não sei o que é melhor: a praticidade de apenas colocar os ingredientes e esperar, o cheiro ma-ra-vi-lho-so que vai se espalhando pela casa ou o pão quentinho que sai na hora e vai direto pra mesa.

Pasta de ervilhas. Faça assim:
Numa panela, coloque 1 xícara de ervilha (usei ervilha congelada) e um amarrado de ervas formado por 1 folha de louro, vários ramos de salsinha, manjericão e tomilho. Cubra com água até ultrapassar uns 5 cm e deixe ferver por aproximadamente 40 minutos, até que a ervilha fique bem macia. Peneire a ervilha e reserve 1/2 xícara da água do cozimento. Regue o fundo da mesma panela com azeite e doure ligeiramente uma cebolinha. Acrescente a ervilha,  a água reservada, sal e pimenta e deixe ferver 5 minutos. Adicione 1/2 xícara de salsinha e manjericão picadinhas, ajuste o sal e a pimenta e deixe amornar. Bata no processador e transfira para uma tigela.
Fonte: Livro Cozinhando para Amgos 2, Heloisa Bacellar

Pasta de Ervas. Faça assim:
No processador, bata 1/2 xícara de queijo cremoso, 3 colheres de sopa de creme de leite, 1/2 xícara de folhas de salsinha, hortelã e manjericão picadinhas. Ajuste o sal e a pimenta e tranfira para uma tigela.

2 comentários:

  1. Lu, amei seu blog! Sempre passo em frente a loja de carro (moro na Henry Hugo) e pesquisei na internet. Tenho um pequeno ateliê e me apaixono por tudo o que é "tecidinho". hehe Uma hora dessas vou passar lá pra ver de perto seus mimos!

    Grande beijo e tudo de bom sempre!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Muito obrigada!!
    Apareça por aqui sim!! Tem muita coisa mimosa e charmosa!!!

    Bjsss

    ResponderExcluir