12.1.12

Pequenas receitas: biscoitinhos



Agora, no verão, fim de tarde é, para mim, a hora de um bom chimarrão. Acho que essa vontade se deve ao fato de, depois de passar um dia inteiro tomando água, suco, chá gelado, chega uma hora de trocar de gosto, de temperatura. E então, entre 5 e 6 da tarde, subo para preparar aquele chimarrão. Até esse horário, fico envolvida com as coisas da loja, burocráticas e administrativas, além do desenvolvimento dos produtos "especiais para". E, depois disso, com o chima já pronto, é hora de deixar a criatividade fluir, e sentir o prazer gostoso de trabalhar em peças únicas, que serão em breve estarão na loja compondo uma nova e linda coleção (aguardem!!). Passo um tempo gostoso entre esses trabalhos e só sou interrompida quando o interfone toca (e como eu gosto quando ele toca!), avisando a chegada de um cliente, de um amigo..Fico absorvida nesses momentos e quando vejo já são quase oito e... ahhh horário de verão!!! Ainda é dia e ainda há tempo de curtir um livro ou uma revista na varanda ou de dar uma caminhada com o maridão. Ahh verão, não nos deixe!!!!
Acontece que, para esse cenário todo ficar perfeito, falta alguma coisa para beliscar no meio disso tudo!! E aí entram os biscoitinhos. Estou fazendo de tudo quanto é jeito, sabor e afins. Acho que, meio sem querer, apenas para ir dando as beliscadinhas, abri a temporada dos biscoitinhos aqui em casa. Tenho várias receitas já separadas para testar, e várias outras prontas para virar post. Mas, calma aí, uma por vez. rsrs
Como gosto de tudo que envolva goiabadas (mas, não me peçam o porquê, não como a fruta in natura!), adoro esses biscoitinhos. Sim, eu sei que eles são bem basicões, que em qualquer padaria é possível encontrar pilhas e pilhas deles. Mas nao é a mesma coisa. Fazer em casa, em porções pequeninas (geralmente faço a metade da medida da receita), significa comer algo fresquinho e muito, mas muito mais saboroso!! Mãos à obra!

Goiabinhas de convento. Faça assim:
Numa tigela, misture 2 e 1/2 xícara de farinha de trigo, 1/2 xícara de açúcar, 1 pitadinha de sal, 1/2 colher de sobremesa de açúcar de baunilha e 100 gramas de manteiga sem sal. Você deve conseguir uma farofa úmida dessa mistura. Acrescente 1 ovo e misture até conseguir uma massa macia e homogênea. Deixe descansar na geladeira por 40 minutos.
Sobre uma superfície untada, abra porções da massa com um rolo e corte em retângulos ou em círculos (utilizei como cortador uma xícara de cafezinho). Coloque uma fatia fina goiabada no centro, passe uma das pontas sobre a outra e aperte para fechar. Disponha em assadeira sem untar e asse emn forno pré aquecido a 180graus por aproximadamente 30 minutos, até dourar.
A receita ainda pedia para passar no açúcar e canela assim que os biscoitinhos forem tirados do forno, mas eu pulei essa etapa!

Fonte: adaptado do livreto: Coleção UNIÃO - receitas de sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário