5.6.11

Torta de maçã


Era uma noite quente de verão de meados de janeiro ou fevereiro. Mil coisas acontecendo: formatura, início (pra valer!) da vida profissional, início de namoro (que se transformaria em casamento!). Na janta, fiz, a pedido da minha mãe, uma torta de maçã para sobremesa. Enquanto a torta assava no forno, jantávamos descontraidamente. Após o jantar, pedaços da torta quentinha foram à mesa com generosas porções de sorvete de creme e açúcar de confeiteiro. Surpreendentemente gostosa, o mix do quente e frio  e do azedinho e docinho da massa formam uma sobremesa irresistível. A partir daí, a sobremesa virou umas das preferidas do B. e presença garantida em várias reuniões de família e amigos.
É. Além de todas as outras coisas, também conquista-se um homem pelo estômago!! rsrsrsr

TORTA DE MAÇÃ VERDE

Recheio:
- 6 maçãs Granny Smith descascadas e picadas
- 1/2 xícara de suco de laranja
- 1/2 xícara de açúcar
- 2 pedaços de canela em rama
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos ou até que fiquem macias e a calda encorpe. Rejeite os pedaços de canela e distribua num refratário que possa ir ao forno e à mesa.
Massa:
- 1 xícara de farinha de triho
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 100 gramas de manteiga gelada e picada
- 1/2 xícara de leite
- 1 ovo ligeiramente batido
Misture com a ponta dos dedos, até formar uma farofa, a farinha de trigo, o fermento em pó, o açúcar e a manteiga. Junte o leite e o ovo e misture bem, uilizando uma espátula.
Distribua a massa sobre o recheio de maçãs, cobrindo-o totalmente. Leve ao forno por 40 minutos, ou até dourar. Sirva quente, com sorvete de creme e açúcar de confeiteiro.

A origem da receita? Sinceramente, não lembro....

Nenhum comentário:

Postar um comentário